Arquivo para download: Cultura e educação no pensamento de Nietzsche, por Rosa Dias

Nietzsche, durante toda sua vida, preocupou-se com a educação e a cultura, mas foi nos primeiros anos como professor na escola secundária e na Universidade da Basiléia que se debruçou sobre os problemas concretos do ensino secundário e superior. Com fina acuidade, observou estar diante de um sistema educacional que abandonara uma formação humanista em proveito de uma formação cientificista. A consequente vulgarização do ensino tinha por objetivo formar homens tanto quanto possível úteis e rentáveis, e não personalidades harmoniosamente amadurecidas e desenvolvidas. Atento a tudo que se relacionava à formação, Nietzsche decidiu denunciar os “métodos antinaturais de educação” e as tendências que a minavam.